quinta-feira, 4 de junho de 2009

Banco de Leite Humano


Compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições em Nutrição Clinica, prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sádio ou enfermo, em nível hospitalar, ambulatórial, domiciliar e em consultórios de nutrição e dietética, visando á promoção, manutenção e recuperação da saúde.
O Nutricionista que atua no âmbito de Banco de Leite Humano deve ser um dos responsáveis por incentivar o aleitamento materno, além de orientar as usuárias do Banco de Leite Humano, quanto á ordenha, manipulação, armazenamento e conservação do leite humano. É dever do nutricionista prestar atendimento nutricional ás mães de recém-nascidos internados e que estejam necessitando de leite humano. Assim como, orientar quanto á manutenção e estimulo da lactação, as mães afastadas dos filhos por internação destes ou da mãe, bem como aquelas que apresentam dificuldades na amamentação. São uma das atividades obrigatórias dessa área de atuação.

Nutrição Esportiva


O rendimento dos atletas vem aumentando gradativamente e, os resultados das últimas olimpíadas demonstram claramente essa evolução, com sucessivos recordes alcançados por atletas de todas as modalidades comprovando o maior preparo físico desempenhado. Na área de saúde, a medicina esportiva contribui para o aumento do rendimento e, aliada a esses avanços está a nutrição esportiva que entra em campo para que atletas possam extrair o máximo de suas potencialidades na prática de esportes e competições. A alimentação deve ser equilibrada e diversificada, contendo todos os grupos alimentares priorizando sempre os carboidratos. A dieta deve ser feita respeitando os hábitos alimentares, pois, o objetivo primeiro deve ser a saúde do atleta e depois a performance. A alimentação está relacionada principalmente a intensidade e duração da atividade esportiva levando em consideração variáveis como a necessidade nutricional do indivíduo de acordo com a composição corporal e com o gasto energético do esporte praticado.
O organismo utiliza diferentes fontes de energia – glicose, ácidos graxos e aminoácidos. Nos exercícios mais intensos como corrida de velocidade ou levantamento de peso, o organismo usa basicamente a glicose como combustível para os músculos, proveniente do armazenamento do glicogênio, diferente dos esportes de menor intensidade como futebol e basquete onde o organismo além de utilizar a glicose como fonte de energia, utiliza também a gordura predominantemente oxidada como fonte de energia. Segundo a nutricionista e professora Tânia Rodrigues da RG Nutri Consultoria Nutricional, que já atuou no Corinthians F.C., “A dieta deve oferecer quantidades calóricas ideais para cada tipo de metabolismo utilizado no esforço e ainda distribuir carboidratos e proteínas de forma a garantir a produção de energia e a recuperação muscular”. Deve-se considerar a função antioxidante de alguns alimentos e também outras substâncias capazes de melhorar a performance – os ergogênicos, pois, dependendo da atividade o organismo vai exigir diferentes fontes de energia do alimento. “A gordura é mais utilizada como substrato energético em atividades de longa duração que priorizam o metabolismo aeróbico, porém com intensidade moderada”. Já nas atividades de alta intensidade e curta duração predomina o metabolismo anaeróbico, o que demanda muito mais carboidrato como substrato energético.
Existem situações que, levando em consideração o clima e altitude do local onde se é praticado a atividade física, faz-se necessário também o uso de suplementação vitamínica como forma de minimizar os efeitos desgastantes provocados por estes fatores da natureza.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

UAN- Unidade de Alimentação e Nutrição


Desde a década de 80 até hoje as cozinhas industriais brasileiras passaram por uma verdadeira revolução. Os espaços incorporaram novas tecnologias, equipamentos e passaram a adotar um planejamento físico mais racionalizado. Um dos reflexos desse processo foi a redução da cozinha, que tende cada vez mais a atuar como montadora ou centro de distribuição de alimentos.
O sistema cook chill (cozinhar e resfriar) é o processo mais adequado para reduzir o desperdício e ganhar com produtividade, não exigindo grandes áreas e garantindo contra riscos de toxinfecções. O sistema gera transformações em toda a cadeia da indústria alimentícia, responsável pelo fornecimento de produtos para restaurantes, que adotam utilizando materiais pré-processados. No País predomina uma adaptação do conceito cook chill, posto que as cozinhas, apesar de fazerem uso dos fornos combinados e resfriadores rápidos, ainda não dispensaram as áreas de limpeza e pré-preparo de alimentos.
Ao dimensionar a área e especificar os equipamentos, o profissional precisa de dados tais como o número de refeições diárias servidas, a quantidade de turnos e o tipo de serviço que será desenvolvido (auto-serviço, serviço por copeira, etc.). Cada vez mais enxuto, o projeto das cozinhas industriais requer a atuação de profissionais especializados, capazes de utilizar a tecnologia adequada para suprir a falta de espaço.
O nutricionista que atua nessa área são aqueles que trabalham na área de alimentação coletiva, especializado em unidade de alimentação e nutrição (UAN). Compete a esse profissional, no exercício de suas atribuições em Unidade de Alimentação e Nutrição planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional e coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.
Para realizar essas atribuições, o nutricionista deverá desenvolver atividades obrigatórias. Entre elas temos:
 Planejar e supervisionar a execução da adequação de instalações físicas, equipamentos e utensílios, de acordo com as inovações tecnológicas;
 Planejar e supervisionar o dimensionamento, a seleção, a compra e a manutenção de equipamentos e utensílios;
 Planejar, elaborar e avaliar os cardápios, adequando-se ao perfil epidemiológico da clientela atendida, respeitando os hábitos alimentares;
 Planejar, coordenar e supervisionar as atividades de seleção de fornecedores, procedência dos alimentos, bem como sua compra, recebimento e armazenamento de alimentos;
 Coordenar e executar os cálculos de valor nutritivo, rendimento e custo das refeições/preparações culinárias;
 Coordenar o desenvolvimento de receituários e respectivas fichas técnicas, avaliando periodicamente as preparações culinárias;
Participar do planejamento e gestão dos recursos econômicos e financeiros da UAN; Implantar e supervisionar o controle periódico das sobras, do resto-ingestão e analise de desperdícios, promovendo a consciência social, ecológica e ambiental; Planejar e/ou executar eventos, visando á conscientização dos empresários da área e representantes de instituições, quanto á responsabilidade dos mesmos na saúde coletiva e divulgando o papel do Nutricionista, são algumas das atividades complementares voltada para essa área.

Nutrição Clínica


COM A EVOLUÇÃO NA ÁREA DE TRABALHO DO NUTRICIONISTA, A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL É ESSENCIAL PARA DESTACAR-SE NO MERCADO QUE ESTÃ CADA VEZ MAIS COMPETITIVO.
DENTRE UMA DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA ESTÁ A NUTRIÇÃO CLÍNICA,QUE VISA TRATAR PATOLOGIAS HUMANAS ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DE FORMA TERAPEUTICA NO CONTROLE DE DOENÇAS CRÔNICAS, TAIS COMO DIABETES,OBESIDADE,CONSTIPAÇÃO INTESTINAL,FENILCETONÚRIA...
NUTRIÇÃO CLÍNICA DIVIDE-SE EM VÁRIAS ÁREAS, TAIS COMO: NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL, NUTRIÇÃO GERIÁTRICA,NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL...
ESTE PROFISSIONAL PODE TRABALHAR EM CLÍNICAS,HOSPITAIS,INDÚSTRIAS,BANCOS DE LEITE,LACTÁRIOS, DENTRE OUTROS.

terça-feira, 2 de junho de 2009

NUTRICIONISTA, o perfil do profissional

°96,5% dos profissionais são do sexo feminino.
°A faixa etária da maioria dos profissionais é de 26 a 40 anos.
°A área de atuação com maior concentração de profissionais é a de Nutrição Clínica 41,7%), seguida da área de Nutrição Coletiva, onde atuam 32,2% dos nutricionistas
°A maioria dos profissionais está atuando nas capitais brasileiras.

A tendência é que o campo de atuação do nutricionista amplie ainda mais, favorecendo principalmente a população que terá acesso ao conhecimento transmitido por este profissional.


Pré requisitos para ser nutricionista

Pré Requisitos
°Inscrição no CRN da respectiva jurisdição - Art. 17 do Decreto 84.444/80;

°Carteira de Identidade Profissional expedida pelo CRN – Art. 15 da Lei 6.583/78;

°Diploma expedido por Escolas de Graduação em Nutrição oficiais ou reconhecidas pelo MEC – Art. 1 da Lei 8.234/91

Ser nutricionista


O nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade
econômica, política, social e cultural.

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=387

Quais áreas posso seguir na Nutrição


No hospital podendo atuar como:
°Nutrição clínica e cirúrgica;
°Ambulatórios;
°Nutrição materno-infantil;
°Pediatria;
°Lactário;
°Banco de leite humano;
°Produção

Na saúde pública como:
°Planejamento;
°Assistência alimentar;
°Educação nutricional;
°Alimentação do pré-escolar e escolar;
°Centro de saúde;
°Escolas;
°Creches.

Restaurante tipo indústrial

Consultório Dietético

Laboratório Bromatológico

Pesquisa

Ensino

Administração

Outras

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nutrição e Estética



NUTRIÇÃO E ESTÉTICA: BELEZA COM O QUE VOCÊ PÕE NA MESA

Muitos são os problemas estéticos que incomodam mulheres e homens. Dentre estes estão a acne, a flacidez, obesidade, estrias, celulite, gordura localizada e envelhecimento cutâneo. A boa notícia é que, por meio da escolha de um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada, podemos amenizar muitos destes problemas.
A relação entre alimentação e beleza ainda merece mais estudos. Porém, algumas pesquisas já evidenciam que a acne pode ser amenizada com uma dieta saudável, que privilegie frutas frescas, vegetais , evitando-se consumo de bebida alcoólica e cigarro e que inclua os exercícios físicos. Algumas formas de tratamento utilizadas são higienização da pele, dieta hipogordurosa, rica em vitamina C (laranja, acerola), uso de suplementos de vitamina A (salsinha, tomate, abóbora) , de zinco e utilização de probióticos (iogurte e leite fermentados).
Ganho de peso, sedentarismo, fumo, dietas radicais desequilibradas são algumas causas da flacidez. Para a prevenção, deve-se evitar grandes oscilações de peso. O ideal é que a dieta contenha boa quantidade de alimentos protéicos (carnes magras, aves, peixes, queijos brancos, leite desnatado, iogurte) e líquidos (água, sucos naturais, água de coco e chás). Frituras, salgadinhos, embutidos (presunto, salsicha, salame) e doces devem ser abolidos.
A obesidade é um transtorno que está bastante relacionada com o estilo de vida. Trata-se muito mais de uma questão estética. A obesidade é hoje um dos grandes problemas de saúde pública do mundo. Pode ser evitada com a prática de atividades físicas e com uma alimentação saudável. Dentre as varias formas de tratamento estão o tratamento clinico (reeducação alimentar e uso de medicamentos) e a manutenção de peso. Uma dieta personalizada é a melhor opção.
Vários são os tratamentos que melhoram o aspectos das estrias. A prevenção pode ocorrer através da hidratação da pele e controle de alterações de peso, chamadas também de “efeito sanfona” também com uma dieta equilibrada. Os tratamentos envolvem ácido retinóico e procedimentos como peelings, alem de dieta hipogordurosa, terapia nutricional antioxidante (uso de alimentos que fornecem antioxidantes naturais como azeite de oliva, castanhas, frutas, vegetais, suco de uva roxa, linhaça, dentre outros).
O grande terror do público feminino, a celulite é uma doença multi-fatorial mas que tem, na dieta hipercalórica, pobre em fibras, vitaminas, minerais e água, uso de álcool, sedentarismo alguns dos fatores desencadeantes. Pode ser tratada por uma dieta saudável, prática de exercícios, controle do estresse, suplementação de vitamina A , E, vitamina B12, ácido fólico, Vitamina C e glutamina.
O envelhecimento cutâneo pode ser causado pelo desgaste natural da pele potencializado pelo efeito da radiação UV. Pode ser prevenido através do controle da exposição solar, consumo de álcool moderado, dieta rica em antioxidante, hipocalórica, com fibras e hidratação satisfatória.
Alguns estudos têm mostrado que, para o tratamento da gordura localizada, a prática regular de exercício associada à dieta de manutenção do peso ou emagrecimento, com alimentos de baixo índice glicêmico é a opção de tratamento. Na lista de alimentos de baixo índice glicêmico temos frutas como maçã, pêra, ameixa, pães de fibras, queijos, iogurtes sem açúcar, leguminosas (lentilha, feijão) e oleaginosas. Deve-se evitar os doces e as farinhas brancas.
“O segredo de um corpo bonito e saudável está na escolha certa dos alimentos que comemos.”


http://www.nutricio.com.br/nutricao-estetica.htm

Para contribuir com a Saúde Estética, é recomendável utilizar pelo menos 70% de alimentos alcalinizantes e 30% de alimentos acidificantes.

Os alimentos alcalinizantes são ainda ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos com ação antioxidante, que combatem os radicais livres e previnem o câncer.

Alimentos acidificantes: Pão branco, carne, peixe, ovos, alimentos gordurosos, queijos amarelos, açúcar, churrascos, frituras, bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, doces, sorvetes, embutidos, enlatados.

Alimentos alcalinizantes: Vegetais em geral (frutas e verduras), leguminosas, frutas secas, oleaginosas (castanhas, nozes), leite e iogurte desnatados, queijos magros.

“As células da pele, assim como todas as células do corpo, recebem através da corrente sanguínea os nutrientes obtidos pela digestão dos alimentos, sendo assim apresentarão efeitos diferentes dependendo de o sangue estar com seu pH em equilíbrio ou não (mais ácido ou mais alcalino).”

Para manter uma pele saudável, retardar o envelhecimento, combater os radicais livres, prevenir o câncer, é importante que a alimentação seja balanceada, rica em vitaminas, minerais, proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis, fibras solúveis e insolúveis e água.





http://www.nutricio.com.br/nutricao-estetica.ht